Neste mês, a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina instituiu o projeto JUCESC Registro Inteligente, voltado ao uso da inteligência artificial para agilidade e aperfeiçoamento na análise de processos.
A primeira etapa do projeto já está disponível para utilização dos usuários, contadores e advogados: a análise prévia do contrato social ou da alteração contratual pela IA.]
A análise consiste em uma etapa anterior ao protocolo do processo de registro, em que a IA fará a análise do instrumento contratual e alertará o usuário de possíveis inconsistências na redação do contrato, evitando que o processo siga e retorne com exigências que seriam facilmente resolvidas antes do protocolo.
Caso a inconsistência não seja sanada pelo usuário, o processo seguirá com o destaque do erro no sistema, facilitando a análise pelo servidor da JUCESC que receberá o processo. Em nenhum dos casos a IA substituirá a análise pelo servidor, apenas tornará o processo mais célere.
Essas e outras inovações ainda a serem divulgadas são os objetivos do projeto, que visa facilitar o processo de registro empresarial, tornando-o mais rápido e efetivo e atendendo aos interesses da atividade econômica em geral.